Sobre nós

Para resolver problemas reais, é preciso compromisso e visão. Com dedicação, energia e inteligência, nossos associados vêm ajudando a humanidade há mais de 110 anos. Por meio de projetos sustentáveis em diversas áreas, como alfabetização, paz, saúde e recursos hídricos, estamos sempre procurando maneiras de criar um mundo melhor.

Nosso Lema: Dar de Si Antes de Pensar em Si

Os princípios que seguimos há mais de 110 anos servem de base para nossos valores: serviços humanitários, companheirismo, diversidade, integridade e liderançaComo acreditamos que os problemas mais persistentes do mundo são nossa responsabilidade, os mais de 35.000 Rotary Clubs trabalham para: Promover a paz Combater doenças Fornecer água limpa e saneamento Cuidar da saúde de mães e filhos Apoiar a educação Favorecer o desenvolvimento econômico

Nossa Fundação

Governador Garcia Bastos do D461 entregando ao nosso 1º presidente Pedro Rudine Tonello a “Carta constitutiva do RC de Salto” em 09-08-64.

Foto histórica – Fundação Rotary Club de Salto

Mas ela já havia feito duas reuniões preparatórias àquele acontecimento: uma assembléia geral em 26/11/1963, para classificação profissional dos futuros rotarianos de Salto, e outra em 20.12.1963, ambas na sede da Sociedade Instrutiva e Recreativa Ideal, para instalação provisória do Club, com escolha dos membros da sua primeira diretoria, que iria geri-lo até a primeira eleição regular:

Por isso, os ituanos sugeriram que o primeiro tomasse a iniciativa de dotar a cidade de Salto de um Rotary Club, o que se tornaria realidade naquele mesmo ano, embora a Carta de Admissão ao Rotary International do Rotary Club de Salto date de 16.6.64, considerado o dia oficial de fundação da referida entidade.

Por não contar ainda com uma unidade rotária em Salto, diversos saltenses freqüentavam, em 1963, o Rotary Club de Itu. Era o caso de Pedro Rudine Tonello, Manoel Dantas, Karl Friedrich e Lino Tabarin.

– Presidente: Pedro Rudine Tonello

– Vice-presidente: Alberto Telesi

– Secretário: Adélio Milioni

– Vice-secretário: Arcy Milioni

– Tesoureiro: Natale Dalla Vecchia

– Vice-tesoureiro: Nulbar Panossian

– Diretor de protocolo: Hélio Steffen

– Diretores sem pasta: Mário Dotta, Geraldo B. de A. Sontag e Geraldo Sérgio Fabbri

Foram, ainda, considerados sócios fundadores:

• Wilhelm Beckmann
  • Mário Effori
  • Joaquim Arruda Sontag e
  • Rubens Milioni.

Entretanto, a festa maior do Rotary Club de Salto aconteceria no dia 9 de agosto de 1964, no mesmo local, data em que ele recebeu, por intermédio do Governador do Distrito 461, Francisco Garcia Bastos, seu Diploma de Admissão ao Rotary International.

Dois acontecimentos importantes marcaram o início de atividade do Rotary Club de Salto: por sua iniciativa fundou-se, em 4 de novembro de 1964, a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Salto, sob a primeira presidência do rotariano Domingos Antônio Lammoglia; e, quinze dias depois, o Clube de Campo Saltense, sob a primeira presidência do rotariano Adélio Milioni.

TRECHOS DO LIVRO “SALTO – HISTÓRIA, VIDA E TRADIÇÃO” DE ETTORE LIBERALESS