Biblioteca Machado de Assis

Da esquerda para a direita: Durval Fernandes da Silva, Natale Dalla Vecchia, Antonio Oirmes Ferrari, Pedro Rudine Tonello e Geraldo Sérgio Fabbri.

O Rotary Club de Salto teve a honra de ser homenageado pelo projeto Paul Harris, por Serviços Prestados à Comunidade, no ano rotário de 1965/1966, ainda no Distrito 461 de RI, sendo Governador Gastão Pinatel (Rotary Club de São Paulo - Sul), em razão da campanha que desenvolveu, e motivou sobremaneira a comunidade saltense, em favor da "Biblioteca Machado de Assis", entregue à direção do Colégio Estadual Prof. Paula Santos em 16.11.65. Sobre o assunto, transcrevemos abaixo textos publicados pelo jornal local TAPERÁ, nº 80, em 27.11.65:

HOMENAGEM
    A instalação da Biblioteca, como noticiamos, aconteceu no dia 16 último, sendo precedida pela instalação do INTERACT em Salto, do qual é presidente o jovem Marcos Lammoglia, aluno do Colégio Estadual "Prof. Paula Santos". Estiveram presentes, na ocasião, o Governador do Distrito 461, do Rotary Club, Sr. Gastão Pinatel além do Sr. Maximiliano Ferber, coordenador dos Interact Clubs. O Sr. Pedro Rudine Tonello, em nome da Comissão, entregou a Biblioteca "Machado de Assis" ao Prof. Antônio O. Ferrari, que representava o Colégio "Paula Santos", proferindo brilhante discurso do qual extraímos este significativo trecho: "... À vós, dignos professores, entregamos esta Biblioteca, para que, no desempenho de vossa sublime missão de ensinar, de formar homens, possais encontrar os elementos que necessitardes. E foi por isso que solicitamos vosso pronunciamento anterior. Vós sabeis que a missão de ensinar, e ensinar bem, é similar ao poder divino de criar. Quem ensina, forma, cria. A vós, alunos, a mensagem de fé de quem acredita no futuro das liberdades pela emancipação cultural e educacional. Vós tendes aí, plageando Camões, um novo engenho ardente, que espero o torneis sempre alto e sublimado. Em cada volume, em cada estante, um pouco do futuro e da vida de cada um. Arquitetem vosso futuro e vossa vida como a casa feita sobre a rocha, para que não desmorone facilmente. E a cada um, individualmente, e quase que somente a ele, cabe a maior responsabilidade pelo destino de sua vida. Ilustre Diretor - Prof. Antônio Oirmes Ferrari, neste ato, solenemente, o Rotary Club de Salto passa ao Colégio Estadual "Prof. Paula Santos" a propriedade desta ampliação da Biblioteca e outorga à sua Direção a responsabilidade de zelar pela sua integridade."

BENEMÉRITOS E COLABORADORES DA BIBLIOTECA

BENEMÉRITOS
    Por terem contribuído com importâncias superiores a Cr$ 20.000, são considerados Beneméricos da Biblioteca "Machado de Assis", os seguintes senhores e firmas: Leone Angelo Camerra, R. Dalla Vecchia S.A., Egidio Patelli, Domingos A. Lammoglia, Irmãos Santoro, A. Milioni & Cia. Ltda., Mário Effori, Armando Maestrello, Pravatta & Benito, Silvio Della Paschoa, Salvador Monteiro, Cia. de Eletricidade S. Paulo e Rio, Manoel Pantaleão de Albuquerque, Italo Fabbri & Filhos, Adriano Randi, Luiz Milanez, José Maria Servilha, Ind. Vinícola Milioni Ltda., Walter Carra, Bethiol & Cia. Ltda., Vicenzo Bifano, Milioni & Milioni Ltda., Cerâmica Saltense Ltda., Banco Bandeirantes do Comércio S/A, Alberto A. Ferrari, João Antonio da Rós, Durval Fernandes da Silva, Emas S/A, Editex - Editora e Dist. de livros Ltda., Eucatex S/A Ind. E Com., Irmãos Panossian, Rotary Club de Itu, Pedro Rudine Tonello e Sivat S/A.

COLABORADORES
    Demais colaboradores (até a presente data): Malharia Selma S/A. Dr. Olavo Thindal Laghi, Onofre Causo, José Pasti, Nearco Lui, Victório Isolani, Humberto Ghezzi, Iris Effori, Vicente Bellini, João S. Ferraro, Expedicto Camargo, Anibal Fidêncio, Dr. Hélio Steffen, Jesuino G. Salva, Benta C. T. de Camargo, Célio de Campos Vendramini, Neide e Suely Tozzi, José G. de Oliveira, Antônio F. de Souza, João Alarcon, Dr. Geraldo Rodrigues, Valien Garcia, Etore Liberalesso, Edmur I. Sala, Pedro Pinheiro, Edgard Fabbri, Regina M. Bernardini, Maria Geny Fabbri, Aloísio Speroni, Abrão Gadia, Nara Tonello, Dalton Camargo, Dr. Pedro Romitello Netto, João A. Caldarelli, Ivo Zacarias, Roseli C. Ferrari, Rita de Cássia Carneiro, João M. Moraes, Denise e Victor Trindadue, Leonardo Steffen, Maximiliano Ferber, Miguel Conrado, Yoshimatsu Terashita, Agenor Campanini, João M. Bombana, Argemiro Miloco, Lázaro Bergamo, Alcides Pironhe, Pedro Baldui, Shigero Mori, João Navarro Filho, Valter Lenzi, Devanir B. Nogueira, Genaro H. Bifano, João Gianetti, João B. Milioni e Barbutti & Pedroso.

Extratos do Jornal Taperá.