A Casa da Amizade de Salto
adaptação do texto de Wilson Rigolin

É isso mesmo, Salto já teve sua primeira Casa da Amizade, oficialmente desde o dia 16/09/1971, quando se inseria no Diário Oficial do Estado de São Paulo na sua página 26 o "extrato" da nova sociedade denominada apenas de Casa da Amizade e patrocinada pela Associação das Senhoras de Rotarianos de Salto, tendo como primeira presidente a Sr.ª Zelda Scivittaro Panossian; que foi a incentivadora para a confecção do primeiro estatuto; que teve seu registro no 2º Cartório de Notas e Ofício de Justiça, da Comarca de Salto, de Viriato Soares Albergaria em 03/01/1972, apontado sob número de ordem 775, registrado no livro "A" número 1; embora à época fosse presidente do Rotary Club de Salto o saudoso Alberto Telesi.
Posteriormente foram assumindo o cargo as esposas dos Presidentes do Rotary Salto, como expressava o artigo 14º do estatuto.
A finalidade da Casa da Amizade é segundo o artigo 2º: promover a maior aproximação entre as famílias de sócios do Rotary Club de Salto, auxiliar entidades filantrópicas, assistênciais e educativas, principalmente as que se dedicavam à proteção da infância e juventude em sua formação moral e cívica, além de prestar apoio à causa rotária em suas prestações de serviços.

Sócias fundadoras da 1º Casa da Amizade de Salto:

Alba Milioni, Antonieta Sontag, Brigitte Acciary, Claudete Alarcon, Ely Ferrari, Emira Donalísio, Eure Milioni, Fortunata Telesi, Gessy Fabbri, Inês Lammoglia, Josefina Isolani, Josefina Milioni, Lourdes Roveri, Lourdes Tonello, Maria Rigolin, Maria Ruzzante, Matilde Campanini, Nair Sontag, Noris Fanhani, Odete Carra, Odete da Rós, Rosely Romitelli, Ruth Dalla Vecchia, Tereza Maestrello, Terezinha Steffen, Valdete Delaix, Vanda Randi, Vanda Salva, Vera Monteiro e Zelda Panossian.

A Segunda e atual Casa denomina-se: Casa da Amizade das Senhoras de Rotarianos de Salto - "CAS", teve sua razão primeiro em vista da fundação do Rotary Club de Salto Moutonnée em 03/04/1991 e principalmente porque devido a aquisição da sede onde nos encontramos hoje, havia a necessidade de se alterar substancialmente o estatuto anterior e dar-lhe um sentido mais amplo, isso motivou um novo e funcional estatuto, registrado no Diário Oficial do Estado de São Paulo no dia 02/07/1993 à página 27 e no cartório de Registro de Pessoas Jurídicas em Salto no dia 15/07/1993 sob número 9950.
A cada ano rotário, de acordo com o novo estatuto cabe o rodízio de presidentes, ora Rotary Salto, ora Rotary Salto Moutonnée, sendo que as esposas dos presidentes dos clubes, passam a ser vice-presidentes da CAS.
Com a formulação do novo estatuto, temos hoje sede própria, que abriga tanto a CAS como especialmente os dois Rotary Clubs de Salto, com reuniões em:
Rotary Club Salto - terças-feiras às 20h
Rotary Club Salto Moutonnée - quartas-feiras às 20h
Situada à Rua Marechal Deodoro 1677 - Salto.
A CAS possui CGC - 67.356.717/0001-41 e é considerada de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal por lei 5575 de 17/12/1969.

Sócias fundadoras da 2º e atual Casa da Amizade de Salto:

Ademilde Bortolucci, Ana M. Camargo, Ana M. Scalet, Anita B. Martini, Antonia C. Z. Collaço, Araci Marchi, Aurora Telesi, Carmem Pocci, Célia Corazza, Célia Dallara, Daili M. Santos, Dilma Puentedura, Dulce Milioni, Elizete A. Rossi, Emilia S. Novelli, Emira Donalisio, Mª. Eure Milioni, Euridice C. Casagrande, Gessy Fabbri, Guiomar Hernadez, Haydée Dalla Vecchia, Hélcia M. P. Pecchio, Mª. Inácia C. Telesi, Jéssia de A. Sampaio, Joirce M. O. Santos, Lourdes Y. W. Terasaka, Lourdes Roveri, Mª. de Lourdes M. Tonello, Lucia Baldi, Marcia Mazzetto, Maria A. Sontag, Maria A. Silingardi, Maria Alice Duarte, Maria Eni F. Cremonezzi, Maria Iole Santos, Maria C. Sontag, Maria E. Nery, Maria H. Sontag, Maria H. Zanni, Maria A. Stringa, Maria Canhoela Rigolin, Maria Lucia Coimbra, Maria Lucia M. Mestieri, Maria Lucia da S. Araujo, Maria L. Correa, Maria Olivia Rampazzo, Marilena Matiuzzi, Maristela Vitalle, Marlani Navarro, Marleni da Silva, Minako Cerqueira, Nair B. Saladini, Neusa Galafassi, Neusa M. Garavello, Nilza Fabbri, Odete Carra, Odete S. da Rós, Odete Fernandes, Regina G. Steffen, Rita C. Milioni, Rosabel Monteiro, Rosaly M. Tomazini, Rosely M. Romitelli, Ruth V. Dalla Vecchia, Sandra B. Campos, Silvana Rigolin, Silvia F. Aumiller, Silvia Durante, Silvia Finotti, Silvia M. Steffen, Sonia M. M. Fagundes, Sueli M. Rosa, Tania M. D. Costa, Tereza de Moraes, Tereza V. Maestrello, Vilma Polski e Zilda Fornari.